quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Este resumo será sobre as figuras de linguagem. Esse assunto é extenso, mas fácil de entender. Você terá provavelmente 2 obstáculos: 
primeiro: memorizar tudo isso 
segundo: não confundir. 
Eu tirei as figuras de linguagem menos recorrentes nas provas, com o intuito também de tornar o assunto menor. 
Então vamos lá...


FIGURAS DE LINGUAGEM
⇏Para melhor compreensão é importante que você saiba a diferença de DENOTAÇÃO (palavra no sentido literal,real), e CONOTAÇÃO ( sentido figurado).

  1. COMPARAÇÃO
Quando estabeleço comparação com o uso de um elemento comparativo (como, tal como, que nem etc)
Ex: Assim como o ar me parece vital.
      Seus cabelos são como de anjo.
     
    2. METÁFORA
Consiste na comparação entre dois seres distintos sem o uso de conectivos
Ex: Dos meus olhos escorrem pérolas
      Você é luz

    5. METOMINIA
É  a substituição de uma palavra por outra , mas mantendo o sentido do termo que foi substituído
Ex: Lemos Machado de Assis (na verdade o que foi lido foi a obra dele)
     
     4.ANTÍTESE
São ideias opostas 
Ex: Grande/alto
      Uma noite longa  uma vida curta
 
    5. PARADOXO
São ideias que se anulam
Ex: Ferida que dói não se sente
     Para conhecer o meu interior é preciso sair de mim

   6.PERSONIFICAÇÃO/PROSOPOPEIA
É a atribuição de características humanas a seres inanimados.
Ex: O planeta pede socorro
     O vento beija meu cabelo

   7. HIPÉRBOLE
Exagero de expressões
Ex: Vou morrer de rir ( ninguém morre de rir)
      Te liguei um milhão de vezes ( impossível alguém ligar essa quantidade)
 
   8. EUFEMISMO
Suavização de expressões
Ex: Ele foi morar no céu ( ou seja , morreu)
     
  9. IRONIA
Quando você faz uma afirmação, pensando o contrário do que se diz.

  10 ANÁFORA
Consiste na repetição da mesma palavra no inicio da frase ou período
Ex: Quando eu não tinha nada, eu quis
     Quando tudo era ausência, esperei
     Quando tudo era frio tremi

   11.ALITERAÇÃO
É a repetição de consoantes
Ex: Minha mina , minha amiga
      Minha namorada
      Minha gata, minha sina
Perceba a repetição de "m", "n" e "nh".

    12.ASSONÂNCIA
Repetição de vogais
Ex: O pé de Pedro é preto

    13.PLEONASMO 
Reforço de ideia
Ex: Hemorragia de sangue
      Beijou com a boca

    14. ONOMATOPEIA
Palavras que representam sons
Ex: tic-tac
      piu-piu

   15. NEOGISMO
Criação de novas palavras
Ex: Te carinhar minha linda sereia
A palavra sublinhada não existe, foi criada somente para o contexto da música

   16. ELIPSE
Consiste com a omissão de palavras dentro de um contexto
Ex: Foram ao cinema (eles)
      Se não eu quem vai fazer você feliz? ( faltou a vogal "é" depois da palavra "não)

    17.GRADAÇÃO
É uma sequência de ideias
Ex: Anda, corre, voa.
     Eu sou, eu fui, eu vou .

Então é isso 👀

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REVOLUÇÃO FRANCESA Causas: - A sociedade era dividida em três Estados ( claro, nobreza e o resto da população)altas taxas tributárias...